Os 15 passos para ficar de bemcom o cérebro em um ambiente de crise

736
Enquanto a crise econômica vai seguindo o seu curso, inclusive com a última previsão do FMI dando conta da retração da economia mundial (crescimento negativo de 1 % em 2009), a primeira em 60 anos, vale a pena tratar de outros assuntos, em especial daqueles que podem ajudar a enfrentar o problema. Um desses assuntos é o bem-estar do cérebro (estado fundamental para enfrentar a crise…). Em um livro muito interessante (“Fique de bem com o seu cérebro”, Editora Sextante), a neurocientista Suzana Herculando-Houzel, aquela que apresenta quadros no programa Fantástico e é autora de outro livro de sucesso (“O Cérebro nosso de cada dia”), relaciona os 15 passos do bem-estar do órgão sede de nossa inteligência. Vale a pena conhecê-los em síntese e ler o livro, mesmo dando o necessário “desconto” para uma abordagem que pode ser considerada, em alguns aspectos, mecanicista em excesso.

1. Cuide bem de sua saúde física

“O cérebro precisa do corpo. Investir na saúde corporal proporciona grandes benefícios à saúde desse órgão ao longo de toda a vida, sobretudo na velhice.”

2. Identifique e cultive os seus prazeres

“Longe de ser um luxo, a sensação de prazer é a base do bem-estar. Procure identificar as suas fontes de prazer e cultive-as: as relações de amizade, relacionamentos amorosos, trabalho, lazer e exercício físico e mental.”

3. Ouça as suas emoções

“Hoje se aceita que as emoções são parte fundamental das boas decisões; portanto devem sempre ser levadas em consideração.”

4. Sorria e busque a felicidade

“A felicidade é o estado em que fica o cérebro que vê tudo dando certo. Além de mudar o cérebro, ela afeta o corpo e o torna mais saudável.”

5. Saiba a diferença entre tristeza e depressão

“A tristeza é uma emoção importante e útil. A depressão é a tristeza despropositada e precisa ser tratada.”

6. Tenha uma atitude positiva

“Uma atitude positiva em relação à vida é fundamental; permite lidar melhor com as situações negativas e até intensifica a resistência a doenças.”

7. Tire proveito do estresse agudo

“Um pouco de estresse agudo tem efeitos benéficos sobre a memória e sobre a resposta imunológica.”

8. Aprenda a lidar com a ansiedade

“Além de simplesmente reagir, o cérebro sabe antecipar possíveis situações estressantes. Preocupar-se é importante, mas nas horas certas.”

9. Faça as pazes com os remédios

“Às vezes, é necessário obter ajuda externa para encontrar e manter o equilíbrio por meio de medicamentos que interferem na química cerebral.”

10. Combata o estresse crônico

“O estresse vira vilão quando se torna crônico ou impossível de evitar: queremos nos livrar dele, mas não conseguimos.”

11. Exercite-se regularmente

“O exercício físico intenso é um dos melhores estabilizadores do humor que a neurociência moderna conhece.”

12. Durma bem e bastante

“O sono é fundamental para o bem-estar. Quando dormimos, o cérebro descansa, mesmo sem parar de funcionar, e reorganiza as memórias do dia.”

13. Eduque-se e assuma responsabilidades

“Desenvolver as suas habilidades mentais — ou seja, educar-se — é um excelente meio de tornar o seu cérebro ainda mais capaz de resolver problemas.”

14. Cultive os seus relacionamentos

“Saber que contamos com o apoio de amigos e familiares é fundamental.”

15. Busque e ofereça carinho

“Talvez a maior descoberta da neurociência nos últimos tempos seja o impacto do carinho sobre o cérebro.”