O segredo da independência financeira é poupar 10% ao mês com juros de 5% ao ano

Para Richard Koch, atingir a independência financeira depende da capacidade de poupar 10% de tudo o que se ganha e ter retorno de 5% ao ano para se beneficiar dos juros compostos
img-gestaohoje-07092009.jpg
A independência financeira é um tema que preocupa todos aqueles que não têm herança e precisam sobreviver com os ganhos provenientes do seu trabalho. Por conta disso, nos últimos tempos proliferaram os consultores financeiros que podem ser encontrados nas publicações especializadas ou nos programas televisivos e radiofônicos, sem falar na internet onde a profusão é ainda maior. No livro “O estilo 80/20 — como obter 80% dos resultados focando 20% das tarefas”, já comentado no GH/749, o autor, Richard Koch, dá o conselho que, no seu entender, é a chave da independência tão almejada. Para ilustrar, cita frase atribuída ao pai da Teoria da Relatividade.

“A maior força do mundo? Os juros compostos.”

Albert Einstein, 1879-1955, físico alemão
Defende ele que o segredo da independência financeira é poupar invariavelmente no mínimo 10% de tudo o que se ganha a cada mês. E para facilitar, evitando a surpresa de chegar ao fim do mês sem conseguir os 10%, defende que esse investimento seja feito no dia do pagamento.

“Poupe e invista 10% de sua renda antes de recebê-la. Tome esta providência o mais cedo que puder na vida — o que significa agora.”

Richard Koch
Além da poupança e do investimento dos 10%, Koch chama a atenção também para a necessidade de procurar um retorno anual da ordem de, no mínimo, 5% em termos reais, ou seja, descontada a inflação.

“Objetivo básico é ganhar pelo menos 5% de retorno anual a longo prazo com um risco mínimo.”

Richard Koch
Claro que se aparecer alguma chance de investimento que dê mais retorno, ele deve ser feito, desde que, claro, o risco não seja alto como, por exemplo, títulos públicos ou de empresas com boa reputação. Além disso, recomenda enfaticamente que sejam tomados todos os cuidados com os negócios próprios.

“A maioria dos milionários enriquece começando um empreendimento de risco. Mas tenha cuidado. Somente um em 20 novos negócios é bem sucedido. Provavelmente 99% dos resultados de sucesso correspondem a 1% dos novos negócios de risco. Será que você estará nesse 1%? Só invista num novo empreendimento de risco caso tenha uma reserva para garantir. Não se aventure a perder tudo. Se isso lhe tirar o sono, esqueça o negócio. (…) Ainda que você esteja louco para criar um negócio próprio, espere até ter dinheiro em caixa que possa perder.”

Richard Koch
Resumindo, então, o segredo da independência financeira, para Koch, é investir 10% com rendimento mínimo de 5% (para proveito do benefício dos juros compostos), sem riscos excessivos e com a certeza de que o dinheiro é um meio para a felicidade e, não, ela própria.

“’O dinheiro é melhor do que a pobreza, ainda que seja por razões financeiras’, disse Woody Allen. Se estivermos morrendo de fome ou sem abrigo, o dinheiro pode nos proporcionar uma vida melhor. No entanto, além de certo patamar — que é surpreendentemente baixo —, mais dinheiro não traz felicidade .”

Richard Koch