Mais recomendações para reforço da liderança na era da turbulência econômica

Em um novo livro sobre os impactos da crise nas empresas, Ram Charan orienta sobre as novas regras de gestão em tempos de economia estagnada e o papel fundamental dos líderes
img-gestaohoje-21092009.jpg
Enquanto o ambiente econômico ao redor do mundo vai melhorando a cada dia que passa, embora ainda persistam muitas dúvidas sobre o tempo e a intensidade da recuperação, e o Brasil apresente sinais mais fortes de retomada, as livrarias vão, aos poucos, recebendo livros que tratam de como lidar com a crise ou com um ambiente turbulento. Em números recentes do Gestão Hoje, inclusive, já foi comentada uma dessas obras (ver GH/757, GH/758 e GH/759), o  mais novo livro de Philip Kotler, sugestivamente intitulado “Vencer no caos”. Agora é a vez de “Liderança na era da turbulência econômica” do consultor e professor indiano Ram Charan, autor de outros livros bem aceitos sobre a gestão de negócios como “O que o cliente quer que você saiba”, “Execução” e “O líder criador de líderes”.

“Sua estratégia e modelo de negócios podem tornar-se obsoletos antes do que você possa imaginar. Na verdade, sua empresa pode ter de mudar de estratégia mais de uma vez antes de as coisas voltarem ao normal.”

Ram Charan
Recém-chegado às livrarias, o livro trata, segundo sua própria definição, das “novas regras de gestão em tempos de economia estagnada”. Essas regras giram em torno da postura estratégica e da mobilização dos liderados.

“Identificar as oportunidades, perseguindo-as agressivamente, inspirará as pessoas e mudará a psicologia do medo ao otimismo realista. Suas ações e palavras alinharão a mente, a energia física, o coração e o espírito das pessoas ao redor.”

Ram Chara
Apesar de ter sido escrito no auge da crise financeira quando não se tinha idéia de como a economia real se comportaria, o livro traz indicações de como agir em tempos difíceis que são bastante úteis mesmo em ambientes nem tão malignos quanto o projetado. É o caso das seis características essenciais da liderança para tempos difíceis enumeradas pelo autor.
1. Honestidade e Credibilidade
“Seja sincero com as pessoas: diga a elas como você vê o mundo, reconheça os limites de sua percepção e peça que elas lhe digam o que acham.”
2. Capacidade de Inspirar
“Mostre à equipe que você está concentrado nas novas prioridades, deterministicamente, para inspirá-los a fazer o mesmo.”
3. Conexão em Tempo Real com a Realidade
“Colete as informações em fontes não convencionais. Não se atenha a uma única visão das coisas. Permita que sua percepção se ajuste à medida que coleta novas informações.”
4. Realismo com uma Pitada de Otimismo
“É nesse ponto que a liderança se transforma em uma arte performática, introduzindo aquele toque de otimismo que explora as reservas psicológicas para lidar com as más notícias e transformar medo em ação.”
5. Administração com Intensidade
“É muito importante estar ciente de que o pessoal precisa de sua presença nas trincheiras. Sua visão de realidade é inútil se você não conseguir fazer o restante da organização entendê-la e agir a respeito, e você não tem como fazer isso com memorandos e declarações.”
6. Ousadia para se Preparar para o Futuro
“Você precisará de imaginação e coragem para fazer apostas estratégicas sem garantia alguma quando há pouco dinheiro disponível e tanta incerteza em relação às premissas sobre as quais seu plano deve basear-se.”