As ideias recentes de Jim Collins, considerado o sucessor de Peter Drucker

Reconhecido por suas pesquisas e livros sobre as empresas feitas “para durar” e “para vencer”, Collins fala também sobre a trajetória de empresas que fracassam e como prevenir o insucesso
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Na semana passada, a HSM Educação Executiva promoveu em São Paulo um evento com James (Jim) Collins, pesquisador e professor na Graduate School of Business da Universidade de Stanford, autor do clássico da literatura de negócios “Feitas para Durar”. Collins pela seriedade das pesquisas que faz e pela qualidade dos livros que escreveu, é considerado o sucessor de Peter Drucker. O tema principal foi o sucesso empresarial, o papel da liderança nesse sucesso e o que precisa ser observado para prevenir o fracasso. Na tentativa de fazer um resumo do que Collins disse de mais significativo, vale a pena começar pela constatação de que o sucesso não se dá por acaso e é sempre fruto de muito esforço.

“Leva mais ou menos 20 anos para se ter sucesso da noite para o dia.”

Jim Collins
Além disso, Collins destacou que suas pesquisas sobre as empresas bem sucedidas e sobre aquelas que fracassaram apontam como inequívoco que o sucesso depende em especial de pessoas apaixonadas pelo que fazem.

“Nada de verdadeiramente grandioso se faz sem paixão.”

Jim Collins
Um mito que o resultado das pesquisas de Collins ataca é que os líderes das empresas que vencem vivem promovendo mudanças o tempo todo. O papel da manutenção do que deu certo é fundamental.

“Os melhores líderes convivem com duas ideias opostas na cabeça: preservação e estímulo ao progresso.”

Jim Collins
Outro aspecto muito importante das empresas bem sucedidas é que suas lideranças não escondem as ameaças e as fraquezas. Pelo contrário, procuram tratar delas sempre que são percebidas. As pesquisas de Collins apontam mesmo que as empresas que evitam ver os risco comprometem sua sobrevivência.

“Negar os fatos brutais é antecipar a morte empresarial.”

Jim Collins
E isso é importante, inclusive para que os riscos possam ser adequadamente dimensionados uma vez que as pesquisas identificaram que as empresas e os líderes vencedores não se furtam de fazer apostas importantes mas cuidam também de dimensionar bem os riscos.

“Os ganhadores fazem grandes apostas mas se protegem contra os riscos. Não correm riscos que possam provocar ‘furos’ abaixo da linha d’água.”

Jim Collins
Além de fazerem grandes apostas, os líderes e as empresas vencedoras também têm a capacidade de escolher as pessoas certas para ocupar os lugares certos. Essas pessoas são mais do que simples empregados.

“As pessoas certas sabem que não têm um emprego mas responsabilidade.”

Jim Collins
Ou seja, são aquelas que independentemente das relações contratuais e empregatícias “pegam o touro pelo chifre” e vão além do apenas formal. Para ilustrar essas características, Collins dá um exemplo simples mas representativo da diferença entre apenas cumprir a tarefa e fazer o que precisa ser feito.

“De que adianta um controlador de voo dizer que fez o seu trabalho se o avião caiu?”

Jim Collins
Além de considerações gerais sobre o desempenho das empresas “feitas para durar”e “feitas para vencer”, temas das suas principais pesquisas e livros, Collins discorreu também sobre os resultados de suas pesquisas mais recentes acerca do que faz as empresas fracassarem. Expôs os cinco passos fracasso e as dez tarefas para ajudar a preveni-lo, o que será o tema do próximo GH.