Ponto Cidadão cria Comitê de Meio Ambiente


A partir de uma iniciativa do professor Fernando Melo, o Ponto Cidadão, projeto que oferece educação e capacitação profissional para jovens entre 16 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social em Igarassu, criou o Comitê de Meio Ambiente, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pelas causas ambientais. Atualmente, o grupo já conta com 32 participantes, que desenvolvem ações no centro e na comunidade em que estão inseridos.
Entre as atividades que já foram realizadas pelo comitê está a implantação de coletas seletivas na sede do Ponto Cidadão, trilhas ecológicas, gincana socioambiental e participação em palestras. O grupo também integrou o Reflorestart, projeto da Usina São José que promove o reflorestamento das margens ciliares do Rio Botafogo.
Para os próximos meses, os jovens já têm metas definidas e uma delas é o plantio de uma horta na sede do Ponto Cidadão, que já está em andamento. Além da horta, os alunos estão articulando a implantação de um Fórum de Juventude do Município de Igarassu, visando sensibilizar crianças, jovens e adultos que não integram o projeto, assim como o poder público, sobre a importância da preservação ambiental.
O projeto Ponto Cidadão é uma iniciativa da Itamaracá Transportes, mantido por uma rede de empresas voluntárias e gerenciada com o apoio da TGI Consultoria em Gestão, Instituto da Gestão (INTG) e Ágilis Tecnologia em RH.