Tatuagem, da REC Produtores, vence o 41º Festival de Cinema de Gramado

O primeiro longa-metragem de ficção dirigido pelo pernambucano Hilton Lacerda foi o grande vencedor da categoria Melhor Filme do 41º Festival de Cinema Gramado. O filme produzido pela REC Produtores Associados, cliente da TGI Consultoria em Gestão, levou mais três Kikitos: Melhor Ator, com Irandhir Santos; trilha sonora para o DJ Dolores; e o prêmio da crítica.
O premiado filme de Hilton Lacerda, Tatuagem, se passa no ano de 1978, e mostra confrontos e reflexões de uma geração, analisados a partir da periferia, ao mesmo tempo em que acompanha o romance entre um soldado de 18 anos e um agitador cultural, dono de um cabaré anarquista. Nesse ambiente, Clécio, o líder de um grupo teatral interpretado por Irandhir Santos, tem um relacionamento com Paulete (Rodrigo Garcia) até que se apaixona pelo jovem soldado Fininha (Jesuíta Barbosa).A história se desenrola no passado e visita questões muito pessoais que Hilton Lacerda vem refletindo no presente: o que acontece com as cores que pintamos o futuro quando o futuro bate à nossa porta?
Revisitando o cinema novo, flertando com o experimentalismo do super-8 da década de setenta no Brasil e dialogando com o cinema contemporâneo, Tatuagem procura jogar luz sobre as várias maneiras que se pode ler e interpretar a história e a cinematografia de um país. O roteirista Hilton Lacerda também assina o roteiro de vários outros títulos como, Amarelo Manga, A Festa da Menina Morta, Árido Movie e Febre do Rato.
Nas outras categorias, foram premiados no Festival de Cinema de Gramado os seguintes nomes: Melhor Direção, Andralina Azevedo e Dida Andrade, por A bruta flor do querer; Melhor Atriz, Leandra Leal por Éden; Melhor Roteiro, Domingos Oliveira por Primeiro dia de um ano qualquer; Melhor Fotografia, Gallo Rivas por A bruta flor do querer; Melhor Montagem, Karen Harley por Os amigos; Melhor Direção de Arte, Eloar Guazelli e Pilar Prado por Até que a Sbórnia nos separe; Melhor Desenho de Son, Edson Secco por Éden; Melhor Ator Coadjuvante, Walmor Chagas por A coleção invisível; Melhor Atriz Coadjuvante, Clarisse Abujamra por A coleção invisível; e o Prêmio Especial do Júri, revelando Sebastião Salgado.
REC Produtores – A empresa brasileira REC Produtores Associados ficou conhecida com filmes como Cinema, Aspirinas e Urubus (Prêmio do Ministério da Educação no Festival de Cannes e mais de 50 prêmios no mundo todo), de Marcelo Gomes, KFZ-1348, de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, lançado em 2010 no Festival de Veneza e Era uma vez eu, Verônica, de Marcelo Gomes, lançado no Toronto International Film Festival, em 2012. Co-produziu Boa sorte, meu amor, de Daniel Aragão (Festival de Locarno), e Baixio das Bestas, de Cláudio Assis (International Film Festival Rotterdam). Atualmente, a REC finaliza O Homem das Multidões, de Cao Guimarães e Marcelo Gomes.