PROMESSAS DE ANO NOVO


Chega o final do ano e o ritual se repete. Em meio ao clima de festa e confraternização, muita gente aproveita para fazer o balanço pessoal e profissional do ano que termina, além de traçar as metas para o ano novo em folha que desponta no calendário.
Atitude mais do que recomendada. Assim como as empresas se voltam neste período ao seu planejamento estratégico, as pessoas também devem aproveitar esse momento para comemorar o que deu certo, analisar o que pode ser melhorado, avaliar vulnerabilidades e projetar o futuro.
As promessas para o novo ano funcionam como um ajuste de rota para mudar algo que incomoda ou um norte para atingir um objetivo importante. Ser mais organizado e produtivo, entrar na academia, aprender inglês, começar um trabalho voluntário, iniciar uma especialização, parar de fumar, administrar melhor o tempo. Não importa o objetivo. Planejar, definindo objetivos, tem sido a melhor forma conhecida de fazer com que o futuro desejado aconteça.
No entanto, apesar da determinação inicial, muitos objetivos se perdem ao longo dos primeiros meses ou, em alguns casos, nem sobrevivem à queima de fogos do réveillon. Por que?
A principal razão é óbvia: transformar desejo em realidade exige uma boa dose de bom senso, disciplina e monitoramento sistemático, três variáveis essenciais, mas sempre difíceis de serem concretizadas.
Assim como no planejamento empresarial é muito mais fácil definir o que precisa ser feito do que colocar em prática. Fazer acontecer é um interminável desafio.
Uma recomendação geral: seja ousado mas realista. Os objetivos podem e até devem ser exigentes mas não podem deixar de ser viáveis.
1. Ponha no papel: escreva os objetivos que quer alcançar, se possível com prazos. Mantenha a lista em local onde possa ser vista com frequência.
2. Tenha um Plano B: para não desistir diante de adversidades, planeje alternativas. Isso permite alcançar os resultados sem precisar mudar os planos.
3. Dê um passo de cada vez: lembre-se que para alcançar as metas é necessário paciência e tempo. Não pule as etapas necessárias.
4. Busque apoio: peça à família e amigos, quando necessário, para serem solidários durante o processo de realização dos seus desejos.
5. Não procrastine: o depois eu faço deve ser evitado ao máximo. Faça. Não deixe para amanhã.
O Gestão Mais é uma coluna da TGI na revista Algomais. Leia a publicação completa aqui: www.revistaalgomais.com.br.