TGI recebe empresários para palestra promovida pela ABEDESIGN

Em abril, Fernando Braga e Mariana de Melo, da TGI, apresentaram a palestra “Desafios da gestão das empresas de Design em Pernambuco”, a convite da ABEDESIGN-PE (Associação Brasileira de Empresas de Design/Regional PE). O encontro reuniu, na sede da TGI, cerca de 25 empresários.
Na apresentação, Fernando e Mariana abordaram como o design tem ganhado espaço nas empresas atuando como diferencial competitivo; as particularidades do ambiente empresarial de Pernambuco; e o que as empresas podem fazer para se fortalecer. Segundo os palestrantes, o mercado da área é promissor no mundo e em Pernambuco, que vem recebendo grandes aportes em diversos segmentos, inclusive na indústria criativa.
Eles pontuaram, ainda, pontos críticos em que os empresários devem investir, visando aproveitar o impulso da atividade local. Entre os principais pontos estavam utilizar a criatividade, conhecimento e cultura para potencializar produtos e tentar transformar o ativo cultural local em produtos de interesse de todo o mundo, sempre atentando para a importância do desenvolvimento das equipes, da gestão estratégica e do planejamento a médio e longo prazo.
Segundo Mariana de Melo, as empresas têm percebido que o design tem muito a contribuir para a melhoria de seus produtos e serviços e, com isso, esse mercado vem crescendo no mundo e também em Pernambuco. “Para que o segmento continue a crescer no Estado, é fundamental que as empresas se fortaleçam e cuidem da gestão de suas equipes, do planejamento estratégico, da articulação com os demais empresários e do seu modelo de negócio”, conclui.