Instituto de Música Dom da Paz lança novas turmas para crianças de dois a três anos

O Instituto de Música Dom da Paz – Centro Suzuki de Educação, projeto social sem fins lucrativos da Arquidiocese de Olinda e Recife e apoiado pela TGI, abrirá turmas para alunos de dois e três anos de idade no início do próximo semestre letivo. O instituto, fundado em agosto de 2014, trabalha com foco no ensino musical especializado para crianças em situação de vulnerabilidade social da capital pernambucana.
“É um sonho antigo, um ideal que sempre tivemos. O método Suzuki acredita que quanto mais cedo se inicia na música, melhor, e eu concordo com isso”, disse a coordenadora pedagógica do Instituto de Música Dom da Paz, Aline Lima. Ela comentou também que a intenção dessas turmas, além da futura profissionalização das crianças, é melhorar o desenvolvimento cognitivo e social delas. “É a primeira vez no estado que se abrem turmas de estimulação musical utilizando o método Suzuki de ensino”, completa.
Atendendo atualmente cerca de 80 crianças dos quatro aos onze anos, o Instituto Dom da Paz oferece aulas de teoria da música, prática instrumental individual e coletiva (violino, viola e violoncelo), prática de orquestra de câmara e canto coral, tendo seu coro infanto-juvenil já participado de vários eventos abertos ao público. O objetivo do projeto é, além da inclusão social, a profissionalização dos jovens músicos, preparando-os para ingressar em cursos técnicos de música.
“A abertura dessa turma já era um projeto nosso, só estava dependendo da capacitação dos professores, e agora surgiu a oportunidade. Estamos com expectativas muito boas”, finalizou a pedagoga, acrescentando que, atualmente, todo o corpo docente do Instituto é credenciado pela Associação Suzuki das América, dos Estados Unidos. “Isso faz de nós o único centro de referência no ensino musical através desta metodologia em Pernambuco”, finaliza.