Tecomat apresenta os benefícios da Norma de Desempenho para o construtor

 

A última edição do Fórum Técnico da Tecomat, cliente da TGI, realizada no dia 5 de julho, reuniu cerca de 70 profissionais, de 25 empresas da construção civil pernambucana, demonstrando como têm sido relevantes as capacitações sobre a Norma de Desempenho – NBR 15575. Após as apresentações do gerente do setor de Desempenho e Inovações da Tecomat, Pedro Góis, e da diretora da Senco Consultoria, Bruna Canela, os mediadores do debate compartilharam com o público as suas experiências.

O coordenador de Padronização de Projetos da Viana e Moura, Laerte Lima, mostrou como a construtora tem trabalhado para estar em conformidade com as exigências da normativa. “O Fórum Técnico foi de grande importância para desmitificar os conceitos negativos referentes a esta norma. Na verdade, ela trouxe à luz as carências de conhecimento sobre o produto e, principalmente, a nossa responsabilidade com o cliente. A Tecomat tem sido parceira da Viana e Moura Construções já há muito tempo, reconhecemos a sua contribuição para nosso sucesso”, afirmou.

A outra mediadora, a advogada Úrsula Bezerra, sócia do Albuquerque Pinto Advogados, destacou que a NBR 15575 é um instrumento importante para acabar com a subjetividade de algumas ações jurídicas. “A vigência da NBR 15.575 representa um marco importante para a construção civil brasileira, oferecendo um conjunto normativo que visa não apenas a melhoria da qualidade e desempenho no produto “construção civil” de imóveis habitacionais, mas, sobretudo, dá segurança jurídica às relações comerciais”, disse a advogada.

Para a Tecomat, a composição de um Manual do Proprietário claro e bem elaborado pode auxiliar as construtoras a não terem problemas no futuro. O documento deve ser pautado no desempenho final da edificação, bem como na análise dos projetos como ferramenta de gestão de risco.

O tema escolhido para esta edição do Fórum foi uma tentativa de demonstrar aos profissionais os benefícios da Norma de Desempenho. “A iniciativa foi muito positiva. Isso ajuda o nosso setor e também mostra para muitos construtores e clientes o mix de serviços que a Tecomat possui”, opinou o gerente da Torque Construções, Bento Ribas.

A necessidade de se aplicar uma metodologia nos projetos que vise a Norma de Desempenho foi um dos assuntos mais debatidos no Fórum. Para o gerente de operações da Gabriel Bacelar, Tiago Muniz, este seria um bom tema para o próximo evento. “A discussão foi muito propícia para o momento, visto que o acirramento da concorrência, devido à crise, só pode ser vencido com a melhoria da qualidade”, afirmou.