Sócio da TGI lança nova edição da Multa Cidadã em defesa das calçadas

Após o sucesso de mais de 12 mil multas aplicadas nos últimos anos em carros irregularmente estacionados sobre as calçadas do Recife, uma nova edição da Multa Cidadã foi lançada pelo sócio e consultor da TGI, Francisco Cunha, defensor da ordem nas calçadas recifenses e da mobilidade urbana.
Mesmo sem valor legal, a notificação tem como o objetivo servir como um “puxão de orelha” nos motoristas que insistem em utilizar a calçada para tudo, menos pra deixar livre aos transeuntes. Nessa nova edição, de dez mil novas multas estão sendo distribuídas, segundo Francisco Cunha, para ajudar na conscientização de que a calçada é o primeiro degrau da cidadania urbana. “E inclusive atualizamos o valor da multa para o que é cobrado atualmente a quem infringe o Código de Trânsito”, acrescenta.
O consultor Francisco Cunha, da TGI, é um dos adeptos mais entusiasmados. Em suas tradicionais caminhadas pelas ruas do Recife, sempre leva um talonário de multas. Ele diz que as infrações ainda são muito comuns. “Quem faz isso acha ‘natural’ porque, afinal, todo mundo faz e ninguém reclama, esquecendo que se trata de uma infração grave de trânsito”, afirma.
Francisco afirma que a invasão dos carros é a irregularidade que lhe causa mais indignação, por ser uma violência contra o cidadão-pedestre. Por isso, a importância da multa cidadã que é, antes de qualquer coisa, um instrumento pedagógico de lembrança e alerta sobre a suprema importância de manter a calçada desobstruída para cumprir sua única e nobre função que é garantir o trânsito dos pedestres.  “A multa cidadã deve ser colocada sobre o para-brisa do veículo estacionado irregularmente nas calçadas. A mensagem lembra que o motorista está cometendo uma infração grave, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, passível de multa”, explica.
Quem quiser aderir ou continuar apoiando essa campanha em defesa dos direitos básicos do pedestre pode acessar a fanpage da campanha Multa Cidadã no Facebook (/multacidada) e imprimir a quantidade desejada ou mandar um e-mail para Francisco Cunha (fcunha@tgi.com.br) solicitando um talão.