Sócia da TGI fala sobre resíduos eletrônicos no Cesar

A sócia da TGI e diretora-presidente do Instituto da Gestão (INTG), Fátima Brayner, foi convidada pelo Cesar – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife para participar como palestrante do programa Intervalo Cesar, evento cujo objetivo é compartilhar conhecimento entre o centro e os agentes de inovação locais e nacionais. A palestra foi realizada no último mês de fevereiro e a consultora falou sobre Resíduos eletrônicos: como enfrentar os desafios socioambientais? a partir de pontos como o conceito de resíduo; o consumismo acelerado da população mundial em sua maioria urbana; os desafios ambientais enfrentados pelo mundo, como aquecimento global e poluição; além do aumento do acúmulo lixo de eletrônico em várias partes do Planeta e a correta destinação.
A partir do conceito de que resíduo ou lixo eletrônico é o termo utilizado para denominar equipamentos ou componentes eletroeletrônicos descartados por apresentarem defeito ou por se tornarem obsoletos, Fátima Brayner destacou, entre outros pontos, que esses resíduos eletrônicos representam 5% de todo o lixo produzido no mundo, algo em torno de 50 milhões de toneladas, e que o grande desafio é encontrar soluções para reduzir a geração dos mesmos. Ainda entre os dados apresentados por Brayner sobre o “fluxo” dos resíduos eletrônicos, os Estados Unidos aparecem como o país que mais produz esse tipo de lixo por ano no mundo: 7,1 milhões de toneladas. Já a China, por sua vez, aparece como o país que mais processa os resíduos: 70% são reciclados.
Para Fátima Brayner, que é doutora em Ciências da Engenharia Ambiental, apesar de todos os desafios, existem formas reais de tratamento para esses resíduos, porém, é necessário que haja investimentos na área. “É preciso utilizar a inovação também a favor da reciclagem, reduzir a geração do lixo e procurar novos materiais que possam ser utilizados com a mesma eficiência para substituir os metais e pedras raras usadas atualmente”, alerta.