Tecomat comemora 25 anos de trajetória


A Tecomat Engenharia, cliente da TGI, acaba de completar 25 anos de trajetória. Ao longo de mais de duas décadas, a empresa desenvolve uma engenharia civil comprometida com a qualidade e a excelência na prestação de serviços para o mercado construtivo, tornando-se referência nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
“Conquistamos a credibilidade do mercado com muita dedicação, trabalhando com seriedade e investindo na capacitação de nosso corpo técnico e diversidade dos nossos serviços, sempre com o apoio da TGI. Chegar até aqui e ver que somos reconhecidos por tudo é, sem dúvida, uma grande alegria”, relevou o fundador da Tecomat, Joaquim Correia.
A Tecomat vem oferecendo novos serviços ao mercado nos últimos anos, para atender a necessidade de adequação das obras às exigências do mercado e auxiliar as construtoras na implantação de ações de melhoria de qualidade, diminuição de custos, elevação da produtividade e, em consequência, aumento da competitividade. Os serviços são baseados normalmente em pesquisas, que demonstram o potencial de ganho das obras.
Recentemente, a empresa realizou uma análise para levantar indicadores quanto aos sistemas de revestimento de argamassa, que envolvem a execução de contrapiso, alvenaria, emboço, reboco, assentamento de placas cerâmicas e colocação de rejunte. Segundo o diretor técnico da Tecomat, Angelo Just, a pesquisa foi promovida em 27 empresas da região Nordeste, sendo 10 delas de Pernambuco.
“Registramos indicadores que variam de 30% a 90% de racionalização, o que indica que as empresas ainda têm grande potencial de evolução para racionalizar esses sistemas, o que seria de grande valia nos tempos atuais. Esse é só um exemplo do que fazemos através de um serviço que oferecemos ao mercado, chamado de Indicador de Racionalização”, disse Just.
Outra iniciativa mais recente criada pela Tecomat para o mercado é o iGQO – Índice de Gestão da Qualidade da Obra, que garante a análise da qualidade de diversas etapas já concluídas de uma obra, o que leva as equipes de produção a terem mais cuidado com a terminalidade de cada fase, desde a fundação até a pintura. Por meio dos índices, a construtora passa a ter um minucioso diagnóstico que a possibilita implantar ações de melhoria, com o intuito de reduzir custos, evoluir a qualidade e multiplicar procedimentos em todos os seus empreendimentos.
“Já conseguimos verificar uma redução de perda de concreto com a melhoria do desempenho da etapa de estrutura de concreto, bem como melhores resultados no revestimento de paredes, devido aos avanços do desempenho da alvenaria, com a consequente redução de custo nas obras”, afirmou Luiz Dutra, Superintendente de Operações da Conic, que já investe na implantação do iGQO em algumas obras.
Com a vigência da Norma de Desempenho das Edificações – NBR 15575, a Tecomat passou a analisar muito mais projetos de desempenho das obras, sejam eles acústicos, de segurança contra incêndio, de funcionalidade e durabilidade, dentre outros. “Já revisamos quase 20 projetos de construtoras locais e de fora para adequá-los às diretrizes da norma. Isso demonstra que os players do setor veem entendendo que a atenção ao desempenho da edificação, que se reflete na qualidade do produto final entregue ao usuário final do imóvel, traz uma contribuição valiosa para todos”, acredita Just.