Quem tem que lidar com o dia-a-dia da gestão das empresas vê-se, às vezes, confundido com a quantidade de soluções mágicas que são recomendadas para os problemas empresariais: Qualidade Total, Reengenharia, Benchmarking e muitos outros mais…
Quem faz propaganda desses remédios milagrosos nunca diz que são nomes novos para propostas nem tão novas assim. São ferramentas que não podem nem ser recomendadas, nem desaconselhadas, a priori, sem que, antes, se saiba qual o problema que precisa ser resolvido.
Se um paciente chegar para um cardiologista e perguntar se deve:
É claro que o médico vai primeiro procurar saber o que o paciente tem, identificar qual é o seu problema e, só então recomendar para o caso, o tratamento mais adequado.
Com as empresas acontece parecido. Às vezes, partem para a solução, sem procurar saber direito qual o problema que se quer resolver.
Na gestão dos negócios e das empresas nenhum modismo substitui:
Não existe receita miraculosa para conseguir isto, a não ser o bom senso, trabalho duro, criatividade e coragem de ousar. O resto se inventa, sempre respeitando as características próprias e necessidades de cada caso. E isso é vital!