Um exercício de planejamentopara o governo do presidente Lula

Como qualquer projeto que se inicia, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser objeto de um planejamento estratégico. Se usarmos as categorias básicas do processo de planejamento, como a matriz SWOT (ameaças, oportunidades, forças, fraquezas), o desafio para 2003 e as prioridades, obteremos algo semelhante ao que se segue.

Continue lendoUm exercício de planejamentopara o governo do presidente Lula

A boa herança institucionalde Fernando Henrique Cardoso

O Gestão Hoje, ao longo da era FHC, nunca se furtou de fazer as críticas que julgou pertinentes ao desempenho do governo e às atitudes presidenciais equivocadas (basta acessar o site www.gestãohoje.com.br e digitar "FHC" no local de busca para verificar todos os números que tratam do tema).

Continue lendoA boa herança institucionalde Fernando Henrique Cardoso

"Pode dar muito certo e pode dar muito errado"

Na publicação "Brasil em Exame", de 27.11.2002, o jornalista Carlos Alberto Sardenberg, referindo-se à observação de um dos participantes do debate "Cenários: Como Administrar 2003", registrou a frase do título, em relação às perspectivas do governo Lula no próximo ano.

Continue lendo"Pode dar muito certo e pode dar muito errado"

As principais restrições queo governo Lula enfrentará em 2003

Em recente evento da Câmara Americana de Comércio em São Paulo (Business Round Up 2002), Celso Pinto, Diretor de Redação e colunista do jornal Valor Econômico (co-patrocinador do evento), expôs o que considera serão os principais constrangimentos / restrições do governo Lula em 2003.

Continue lendoAs principais restrições queo governo Lula enfrentará em 2003

Na melhor hipótese,2003 não será um ano fácil

Para o bem ou para o mal, 2003 não será, do ponto de vista macroeconômico, um ano fácil. Para o bem, se o governo que entra conseguir contornar as dificuldades herdadas do governo que sai e chegar em 2004 apto a imprimir sua marca própria (mais social), preservando a estabilidade. Para o mal, se não conseguir fazer isso.

Continue lendoNa melhor hipótese,2003 não será um ano fácil

O presidente Lula conseguirá resistir à tentação do sebastianismo?

Amainada um pouco a euforia decorrente da grande vitória eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva, começam a ficar evidentes alguns aspectos importantes do fenômeno ocorrido que recomendam um pouco de reflexão para iluminar as projeções do que pode vir a ocorrer no futuro.

Continue lendoO presidente Lula conseguirá resistir à tentação do sebastianismo?

Que a eleição de Lula seja,de fato, o prenúncio de um país melhor

Concluída a maior eleição da história brasileira, Luiz Inácio Lula da Silva chega à Presidência da República, no dia do seu aniversário de 57 anos, pilotando a mais forte manifestação popular por mudanças no Brasil desde o movimento Diretas Já, em 1984.

Continue lendoQue a eleição de Lula seja,de fato, o prenúncio de um país melhor