O perigo de achar que não há maisnada a temer porque "o pior já passou"

Não, o pior não passou ainda. Apesar da grande melhora dos indicadores macroeconômicos brasileiros em 2003, a vulnerabilidade externa do país continua grande. Por si só, essa fragilidade torna temerária a crença de que o caminho do crescimento está todo livre em 2004.

Continue lendoO perigo de achar que não há maisnada a temer porque "o pior já passou"

Mais do que "as pessoas", os gruposé que são as verdadeiras fontes de mudança

Bem ao contrário do que o senso comum acostumou-se a exaltar, não são as pessoas - "o ser humano" - que fazem acontecer as mudanças nas organizações. São os grupos, ou seja, as pessoas organizadas e trabalhando em equipes. Isoladas, elas pouco podem, por melhor, mais dotadas ou bem intencionadas que sejam.

Continue lendoMais do que "as pessoas", os gruposé que são as verdadeiras fontes de mudança

Definir prioridades ajuda a dizer nãoe a levar uma vida mais descomplicada

Dizer "não" às solicitações descabidas que recebemos, como abordado no Gestão Hoje anterior (ver número 457), é uma das coisas, ao mesmo tempo, mais importantes, difíceis e exigentes com as quais nos deparamos para a administração cotidiana do nosso recurso mais precioso que é o tempo.

Continue lendoDefinir prioridades ajuda a dizer nãoe a levar uma vida mais descomplicada

A verdadeira arte de dizer "não"é evitar que o destinatário fique magoado

Assim como precisamos aprender a dizer "não", com veemência, àqueles que nos roubam a dignidade de cidadãos (ver número 456), precisamos, também, aprender, no exercício do nosso papel profissional, a dizer "não" àqueles que nos tomam, de forma descabida, o precioso tempo cotidiano.

Continue lendoA verdadeira arte de dizer "não"é evitar que o destinatário fique magoado

Precisamos aprender a dizer nãoàqueles que nos roubam a dignidade

Estava pautado para este número do Gestão Hoje a continuação do número anterior (ver 455): como dizer "não", sem "fechar portas". Todavia, a ocorrência de um fato novo, o desbaratamento de um esquema criminoso envolvendo um grupo de integrantes da Justiça e da Polícia Federal em São Paulo, impôs-se, provocando a mudança de pauta.

Continue lendoPrecisamos aprender a dizer nãoàqueles que nos roubam a dignidade