O referendo, apesar de inútil no mérito, inicia a moderna democracia direta no Brasil

Neste último número da trilogia sobre o referendo "do desarmamento", vale a pena tecer algumas considerações sobre a importância da consulta como mecanismo de democracia direta. Isso, claro, independente do lamentável mérito desta a que fomos obrigados a nos submeter, conforme destaca o sociólogo da Universidade de São Paulo, Demétrio Magnoli.

Continue lendoO referendo, apesar de inútil no mérito, inicia a moderna democracia direta no Brasil

Vitória do Não sinaliza protesto duro contra a insegurança pública vigente no país

Depois da esmagadora vitória do "Não" no referendo sobre a proibição da comercialização de armas de fogo e munição no Brasil, muita coisa ainda se vai escrever a guisa de "interpretação" do porquê de uma diferença tão gritante. Antes da enxurrada de opiniões que virá, vale a pena registrar as lúcidas palavras do escritor pernambucano Paulo Gustavo no blog "O Olhar da Coruja" (oolhardacoruja.zip.net):

Continue lendoVitória do Não sinaliza protesto duro contra a insegurança pública vigente no país

Um referendo inadequado, mal planejado e mal executado

No próximo domingo, 23.10, deveremos ir às urnas para responder à pergunta: "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?". Parece uma coisa simples, responder "sim" ou "não", mas não é. Trata-se, isto sim, de uma tentativa de simplificação de uma questão demasiado complexa e, o que é pior, sem tempo nem informação suficientes para esclarecimento dos votantes.

Continue lendoUm referendo inadequado, mal planejado e mal executado

País patina na competitividade com uma das maiores desigualdades do mundo

No número anterior (ver GH/555) foram enumerados os cinco principais entraves ao crescimento sustentado do Brasil, de acordo com reportagem da revista Exame/852 (28.09.05) que ouviu 120 das 500 maiores empresas do país: (1) Impostos Altos; (2) Dinheiro Caro; (3) Infra-estrutura Ruim; (4) Excesso de Burocracia; e (5) Lei Trabalhista Antiga.

Continue lendoPaís patina na competitividade com uma das maiores desigualdades do mundo

Governo obtém vitória apertada enquanto o país vai ficando para trás

Depois de um longo período na defensiva, o governo Lula ganhou, usando a linguagem do boxe, um round da luta política com a eleição de Aldo Rebelo, por uma apertada margem de 15 votos, para a presidência da Câmara dos Deputados.

Continue lendoGoverno obtém vitória apertada enquanto o país vai ficando para trás