Que o Ano Novo, essa genial invenção humana, seja bom para cada um e para o país

Ao chegar o final do ano, mais do que em qualquer outra época, sentimos a força da divisão do tempo. Uma incrível invenção do gênio humano, como destaca com notável propriedade o grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, em oportuna citação do secretário da Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita (Folha de S. Paulo, 14.02.2005):

Continue lendoQue o Ano Novo, essa genial invenção humana, seja bom para cada um e para o país

Pesquisas apontam dificuldades para cenário re-eleitoral do presidente Lula

Até meados do primeiro semestre de 2005, o presidente Lula era imbatível para sua própria sucessão. Todos os analistas davam a reeleição praticamente como favas contadas. Foi então que sobreveio a crise política e tudo mudou. As últimas pesquisas CNI e Datafolha mostram, com muita clareza, as conseqüências da crise detonada pelas denúncias do "mensalão" sobre as pretensões re-eleitorais do presidente Lula.

Continue lendoPesquisas apontam dificuldades para cenário re-eleitoral do presidente Lula

A galinha brasileira ainda tem muito o que voar para que o país atinja o mínimo

O governo Lula está diante de um problema importante: precisa que haja crescimento econômico vigoroso em 2006 para aumentar suas chances re-eleitorais. Todavia, a profundidade da crise política ocorrida em 2005 fez com que o Banco Central aparentemente exagerasse na dose do remédio dos juros. Com isso, houve queda acentuada do PIB no terceiro trimestre de 2005, o que compromete o crescimento futuro. Se o crescimento vier pequeno, fica abalado o discurso do governo.

Continue lendoA galinha brasileira ainda tem muito o que voar para que o país atinja o mínimo

Semana de quedas deixa evidente que a galinha brasileira voa

A semana passada foi pródiga em fatos relevantes para o país, tanto do ponto de vista político, quanto econômico, quanto social. Foram quatro quedas recordes: a primeira, do deputado José Dirceu que teve o mandato cassado pela Câmara; a segunda, do PIB no terceiro trimestre/2005; a terceira do Risco Brasil no mercado internacional; e a quarta, mas não menos importante, da pobreza no país.

Continue lendoSemana de quedas deixa evidente que a galinha brasileira voa