Diante da “revolução da portabilidade”, tratada no Gestão Hoje anterior (ver número 656), vale a pena tecer mais algumas considerações complementares. Paul Allen, co-fundador da Microsoft junto com Bill Gates, e uma das maiores fortunas do mundo (estimada em R$ 18 bilhões), disse:
“As pessoas querem carregar o seu computador pessoal por onde quer que andem.”
Paul Allen, revista Veja, 18.04.07
Partindo desta constatação, reforçada pela evolução da tecnologia celular, da internet e dos hardwares e softwares que permitiram a evolução dos computadores portáteis, Allen financiou o desenvolvimento de um computador de mão (palmtop) aperfeiçoado chamado FlipStart. O conceito do palmtop (computador de mão) briga com o conceito de laptop (computador de colo) e de notebook (livro de notas) na disputa pela portabilidade. O problema do palmtop é, justamente, o tamanho, pequeno demais para as tarefas que necessitam do teclado para serem executadas. O teclado, para ser adequadamente usado, precisa de uma dimensão mínima que a experiência parece estar fixando em 12 polegadas e, por isso, o padrão dos laptops está se consolidando com esse tamanho de tela.
“Entre as deficiências que eles [os palmtops] apresentam estão as telas minúsculas, que transformam as letras e os elementos gráficos do Windows em ícones microscópios. Na maioria deles, os teclados devem ser acionados com os dedos polegares, como um celular.”
Revista Veja, 18.04.07
Ora, se o teclado do palmtop precisa ser acionado com os polegares e todo mundo usa celular, por que, então, o celular não vira palmtop para quem quiser? É isso, justamente, o que já está acontecendo, sem eliminar a necessidade do laptop, mínimo, conectado, mais leve, com uma bateria de longa duração e que se pode carregar para todo lugar. Ou seja, o laptop com as funções de um notebook.
Diante do exposto e das tendências marcantes da portabilidade, é possível relacionar algumas “regras” que facilitam a utilização dos laptops.
1. Fazer Seguro
Com o aumento da portabilidade, aumentam também os riscos de perda, roubo ou dano irreparável. Daí, a grande importância de colocar o portátil no seguro.
2. Usar uma Bolsa Só
Com a diminuição do peso e do tamanho, deve-se evitar usar duas bolsas, uma para carregar documentos, outra para o laptop. Além da praticidade, diminui o risco de assaltos.
3. Usar o Mouse de Contato
O desenvolvimento tecnológico fixou o mouse de contato que vem em todo laptop como a melhor opção ergométrica. Diante disso, os mouses externos ficaram totalmente anacrônicos. Usar bem é apenas uma questão de treino.
4. Fazer Backup no Pen Drive
Também chamado de “memória USB flash drive”, os pen drives são indispensáveis para fazer backup dos arquivos importantes e evitar perder tudo em decorrência de acidente ou roubo.
5. Manter a Caixa de Entrada Vazia
A caixa de entrada do Outlook é como a caixa de entrada de papéis: não funciona quando está cheia. Diante da avalanche de e-mails que recebemos, esvaziar continuamente a caixa é indispensável, mesmo porque, se ela ficar muito cheia, o próprio Outlook se encarrega de fazer um esvaziamento hostil, provocando perda de tudo que estava arquivado nela.