É comum os gerentes reclamarem que os subordinados não expressam suas insatisfações. O pensamento que prevalece é: “Enquanto eles não falarem, eu não posso tratar dos seus incômodos”. Mas será que somente a verbalização deve disparar o sinal de alerta?
Faltas constantes, atrasos frequentes, aumento das fofocas, troca de olhares durante a reunião, afastamentos crescentes por conta de doenças e pouca disposição para ajudar e compreender as dificuldades do outro também são formas de expressar insatisfações.
Quando hábitos como esses se tornam comuns e os profissionais permanecem calados, os gerentes devem ter sensibilidade para ouvir o silêncio. Tratar abertamente dos conflitos e buscar melhorar o clima interno o quanto antes é fundamental.
Sou coordenadora de RH de uma multinacional e aqui aplicamos recentemente uma pesquisa de clima organizacional, que nos trouxe resultados satisfatórios, mostrando onde estão nossos pontos fracos.
Aplicamos a pesquisa online durante 1 mês, enviando o link da pesquisa para os colaboradores por e-mail. Usamos uma ferramenta brasileira chamada Avalio (http://www.avalio.com.br) durante o processo. Fica a dica.