O Ponto Cidadão, do qual a TGI é parceira e gestora, realizou este mês, a formatura de turmas de três programas. Ao todo, 133 jovens concluíram os projetos “Passagem para o Futuro”, “Construindo o Futuro” (jovens aprendizes) e o curso de Mecânica de Motor a Diesel. A cerimônia foi no espaço “Forró do Sítio Histórico”, no centro de Igarassu. A programação contou com a apresentação de dança e teatro produzidos e encenados pelos próprios jovens.
Ao longo dos anos, mais de 1000 jovens já foram atendidos pelo projeto, obtendo um índice de empregabilidade de mais de 80%. “Nosso foco é o desenvolvimento profissional, mas, para isso, trabalhamos de forma intensa o lado comportamental e emocional dos alunos. Trabalhar a atitude, a solidariedade, o respeito e a confiança em seus próprios potenciais, são marcas do Ponto Cidadão para alcançar bons resultados na “transformação” desses jovens, que passam, muitas vezes, a melhorar o relacionamento com colegas e com os pais”, declara Roberta Cavalcante, coordenadora executiva do projeto. Este ano, foram 324 inscrições para 100 vagas.
A Instituição, que funciona desde 2004, é um projeto social com foco em educação e preparação de jovens com idade entre 16 e 24 anos, que estão em situação de vulnerabilidade econômica e social, para o mercado de trabalho, através de aulas voltadas para a área de gerenciamento; conscientizando, assim, o aluno do seu papel no trabalho e na sociedade.