A Ávila Soluções, cliente da TGI, foi a empresa escolhida para desenvolver o aplicativo do projeto Mete a Colher. A ideia do projeto parte da premissa de unir mulheres que já sofreram ou sofrem algum tipo de abuso em relacionamentos, através de um aplicativo de mensagem instantânea que será disponibilizado gratuitamente para celulares com dispositivos iOS e Android.
O projeto Mete a Colher surgiu em março deste ano, no Startup Weekend Women. No evento, a equipe teve 54 horas para pensar e criar um serviço de impacto social com foco no empoderamento feminino. Nascia então o Mete a colher, que possui hoje mais de 30 mil seguidores no Facebook.
Vendo a visibilidade que o projeto estava tendo nas redes, as sócias decidiram expandir os horizontes e chegar também ao mobile. Para isso, buscaram investimentos para materializar a ideia, optando pelo financiamento coletivo – crowdfunding. Em um mês e meio de campanha, o projeto alcançou a meta estimada de R$ 45 mil e o apoio de vários colaboradores.
O aplicativo será baseado no conceito de outras plataformas, como WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram, e pretende conectar mulheres num exercício de sororidade e empatia. As mulheres cadastradas no Mete a Colher poderão relatar seus abusos sofridos e trocar experiências com outras usuárias onde o foco será a solução desses problemas e o diálogo entre elas.
Segundo Lhaís Rodrigues, desenvolvedora da Ávila Soluções e uma das criadoras do projeto, o cadastro via Facebook é a forma mais segura de garantir o acesso exclusivo de mulheres no aplicativo, visto que utiliza o filtro de identidade de gênero. Depois de criar a conta, as usuárias poderão pedir e oferecer ajuda através da central de controle do aplicativo, além do uso de tags para filtrar cada individualidade.
Para ajudar, a usuária poderá escolher dentre quatro opções: conversa e apoio emocional; ajuda jurídica; abrigo temporário; e inserção no mercado de trabalho (nessa sessão, empresas podem ser cadastradas). As categorias surgiram depois de um estudo feito com vítimas de relacionamentos abusivos e conversas diárias.
Para saber mais sobre o Mete a Colher, acesse: www.meteacolher.net ou www.facebook.com/appmeteacolher
Ávila Soluções – Com 17 anos de atuação no mercado, a Ávila fornece soluções de Tecnologia da Informação para o mercado corporativo do Norte/Nordeste. Sediada no Recife e contando com uma equipe de mais de 30 colaboradores, tem em seu portfólio de clientes grandes empresas como Baterias Moura, TV Globo da Bahia (Rede Bahia), Queiroz Galvão, Grupo Cornélio Brennand, Total Combustíveis, Copergás, Masterboi, IOR entre outros.