Os alunos do projeto social Ponto Cidadão participaram, em novembro, de uma gincana socioambiental, com os temas “Influência das redes sociais nas famílias”; “Amor gera amor” e “Como sobreviver sem plástico”. No evento, os jovens atendidos pelo projeto realizaram provas de arrecadação de alimentos e brinquedos para instituições sociais, coleta de material reciclável, campanha escolar de educação ambiental, peças teatrais, entre outras atividades.
Para Roberta Cavalcanti, coordenadora do Ponto Cidadão, o objetivo da ação foi estabelecer nos jovens a conscientização para um melhor cuidado com a natureza. “Além do trabalho em equipe, também visamos despertar neles o cuidado com o meio ambiente e com o relacionamento com o próximo”, afirmou.
Ponto Cidadão – O Ponto Cidadão funciona desde 2004 e oferece capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho para jovens carentes entre 16 e 24 anos de Igarassu e região. O projeto é uma iniciativa da Itamaracá Transportes, mantido por uma rede de empresas voluntárias e gerenciado com o apoio da TGI Consultoria em Gestão, Instituto da Gestão (INTG) e ÁgilisRH.
Desde 2005, 1.501 jovens já foram formados e 81% deles foram inseridos no mercado de trabalho. O projeto oferece atividades extraclasse, oficina de seleção, feiras, palestras, projetos de leitura e matemática e o e-mentoring, em que os alunos recebem um mentor virtual para trocar mensagens sobre o mercado de trabalho.