As empresas e a internet

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Imagem 71.JPG    A Internet explodiu no Brasil, acompanhando a tendência mundial. Hoje, estima-se em cerca de 200 mil o número de brasileiros “plugadas” na rede (contra 80 mil há um ano atrás e uma estimativa de 1 milhão daqui a um ano).
    No mundo todo, este número chega a 40 milhões dos quais, 28 milhões só nos EUA.
    A estrela principal de todo esse crescimento é a Word Wide Web, ou WWW, ou simplesmente Web, que está sendo considerada o novo meio global de informação e que pode se tornar a mídia dominante dentro de alguns anos, desbancando as outras mídias tradicionais. A Web é o local da Internet onde estão se instalando as chamadas Home-pages.
    Em sete meses, o número de Home-pages brasileiras passou de 800 para 4.100, das quais mais da metade são de empresas oferecendo os seus produtos.
    Nos EUA, estima-se que o comércio via Internet movimentou em 95 US$ 500 milhões. No Brasil, os valores ainda são insignificantes.
    Entretanto, a tendência de crescimento explosivo parece inevitável (só em termos de computadores pessoais estima-se que o mercado saltará no Brasil de 1 milhão de unidades por ano, em 95, para 4 milhões no ano 2.000).
    Embora não se saiba ao certo como se comportará essa nova e desconhecida mídia, as empresas que não começarem logo a mexer com ela, para aprender, talvez fiquem com dificuldade de recuperar o tempo perdido depois. Principalmente aquelas, de acordo com os especialistas, que lidem com serviços financeiros e comércio (varejo e atacado), sejam geradoras de informações, vendam para consumidores de renda alta ou sejam espalhadas geograficamente (Revista Exame, 17.01.96).
    De qualquer modo, diante desta selva digital que não pára de crescer, o importante é não ficar parado e, quem não iniciou ainda, começar a ensaiar a inclusão da empresa na rede para ir conhecendo e fazendo-se conhecer. Como utilizar melhor os recursos disponíveis e por descobrir, só o tempo irá dizer.
    Um exemplo atual: o Bradesco transformou-se desde sexta-feira, 31.05.96, no primeiro banco brasileiro a possibilitar aos seus clientes a movimentação de suas contas correntes e investimentos por meio da Internet.