A composição da chapa de McCaine o aumento da idade média nas empresas

708
Ao aceitar a indicação do Partido Republicano, na convenção realizada semana passada em Minneapolis, Minnesota, para concorrer à presidência dos EUA, o senador John McCain tornou-se, aos 72 anos, o candidato oficial de idade mais avançada da história do país. Nesta condição, será adversário do candidato Democrata, seu colega de Senado, Barack Obama, 47 anos. Para compensar, numa tentativa de “balancear” a chapa republicana, foi indicada como candidata a vice-presidente a governadora do Alasca, Sarah Palin, de 44 anos. Para a chapa de Obama já havia sido indicado o também senador Joe Biden, 65 anos. As opiniões se dividem sobre o acerto das escolhas.

“Em matéria de vice, sem a menor dúvida a escolha de Obama — senador Joe Biden — foi muito mais sensata do que a de McCain. O perfil conservador de Biden soma para um candidato que ainda assusta com a palavra change (mudança). Uma vice de 44 anos, com apenas dois anos de experiência política e administrativa significativa, aumenta ainda mais a insegurança transmitida por um candidato à presidência de 72 anos.”

Diário da Manhã, Goiânia

Independentemente das opiniões e do eventual sucesso das estratégias de composição das chapas (a de McCain aparenta ter sido mais eficaz, pelo menos no curto prazo, a julgar pelo reflexo no resultado das pesquisas mais recentes de opinião), uma coisa parece óbvia: houve uma intenção deliberada de equilibrar a média das idades das chapas (58 x 56 anos). Todavia, a diferença de idade dos titulares continua, com uma peculiaridade em relação a McCain.

“Se hoje os 60 anos de idade são os novos 40, então os 80 são os novos 60.”

Tom Lowry, Business Week, Valor, 03.09.08

Esse fenômeno não acontece só na política. Nas organizações de um modo geral, e nas empresas em particular, ele se repete. Embora não pareça, existe um novo fenômeno despontando que é a mesclagem de idades e experiências diferentes na gestão das empresas. Mesmo empresas que se caracterizam pela juventude de seus criadores e pela novidade de seus objetos de atuação como é o caso do Yahoo! e do Google, por exemplo, logo buscam ajuda de veteranos para o exercício da gestão.

“Os fundadores do Google Larry Page e Sergey Brin foram buscar Eric Schmidt (54 anos) na Novell, onde liderava o planejamento estratégico, a administração e o desenvolvimento tecnológico dessa empresa como administrador e CEO. Desde que chegou ao Google, Schmidt concentrou-se em montar a infra-estrutura necessária para manter o rápido crescimento do Google como empresa, e em certificar-se de que a qualidade se mantém elevada, enquanto os tempos de desenvolvimento de produto se mantêm mínimos.”

Página Institucional do Google

O fenômeno mundial do aumento da expectativa de vida (no Brasil ela passou de 34 anos no início do Século 20 para 68, no final, e continua aumentando) tem trazido essa nova realidade para o mundo do trabalho. Levantamento feito pela Business Week, encontrou 25 executivos acima de 80 anos no comando de empresas de destaque ao redor do mundo. No topo da lista, com 100 anos, o chinês Run Run Shaw, fundador e chairman da Television Broadcasts. No Brasil, a própria regra vigente de aposentadoria compulsória no setor público aos 70 anos tem sido questionada.  Precisamos aprender a lidar com a nova realidade e a composição das chapas norte-americanas é um bom exemplo.