Ouvir é tão importante quanto falar

É muito comum no dia a dia da gestão empresarial que se valorize a capacidade de falar bem, principalmente quando se é líder. Ao mesmo tempo, tão importante quanto a competência no discurso é a habilidade de ouvir adequadamente o que os liderados têm a dizer.
Também é compreensível que as pessoas se preocupem mais com o que vão falar do que com o que vão ouvir já que a fala pressupõe algum nível de exposição e, portanto, exige uma preparação anterior. Mas a escuta é vital e, segundo o escritor alemão Goethe, “escutar é uma arte”.
No cotidiano da gestão observa-se que é a partir da escuta do outro que os gestores conseguem melhorar a qualidade da sua atuação, mobilizando o grupo em torno de questões importantes e colocando-se disponível para receber a participação coletiva. Quanto mais importante for o tema, mais se faz necessário que o gestor esteja disponível para ouvir a opinião das pessoas da equipe.
Quando se consegue, de fato, qualidade de diálogo, há dois efeitos positivos. Primeiro, o envolvimento das pessoas na situação-problema ou na tentativa de sua solução e, segundo, mostra às pessoas que a empresa/organização valoriza sua opinião. E esse é um importante atestado de reconhecimento muito útil, especialmente em períodos de crise como o que vivemos.

Dicas
1.
Tente ouvir sem ideias preconcebidas, convicções prévias ou julgamentos de valor
2. Evite interromper enquanto o outro fala, isso atrapalha a argumentação e demonstra que a disposição para a escuta não é tão grande assim
3. Por mais ocupado que seja, deixe o celular e o computador de lado por um momento e ouça. Se não pode fazê-lo, avise e peça desculpas
4. Um bom diálogo pode acontecer em momentos formais, como em reuniões, mas também em situações informais, como em uma conversa no momento do “cafezinho”, por exemplo. O clima informal permite o aparecimento de coisas que dificilmente seriam faladas em outra situação
5. Desenvolva sua capacidade de fazer boas perguntas como, por exemplo, aquelas que não se respondem com um mero “sim” ou “não”, mas que estimulam a explicitação de ideias próprias, posicionamentos ou outros conteúdos subjetivos
O Gestão Mais é uma coluna da TGI na revista Algomais. Leia a publicação completa aqui: www.revistaalgomais.com.br