As calçadas por onde deveriam trafegar pedestres é um dos grandes problemas enfrentados pelos indivíduos nas cidades brasileiras. Muitas se encontram em situação precária e sem possibilidade de circulação. A partir deste problema, o consultor e sócio da TGI, Francisco Cunha, coautor do livro Calçadas: o primeiro degrau da cidadania urbana, guiou, no último dia 30 de agosto, a 1ª Caminhada nas Calçadas de Caruaru. A ação foi organizada pela E&R Consultoria, parceira da TGI no Agreste.
Com o objetivo de mobilizar e conscientizar a sociedade para a importância das calçadas na mobilidade urbana e com um olhar diferente para Caruaru, a caminhada contou com a colaboração do escritor e historiador Walmiré Dimeron e o Ambientalista Severino Montenegro. A caminhada reuniu ainda representantes de setores empresariais, acadêmicos e da sociedade civil.
O inicio da caminhada foi no Marco Zero, na Rua 15 de Novembro, passando pelo Expedicionário, João Condé, Cleto Campelo, Mestre Pedro, Travessa Rio Branco, Manoel de Freitas, Osvaldo Cruz, Visconde de Inhaúma (ACIC), Rio Branco e Praça Teotônio Vilela. O ponto final foi na Praça Teotônio Vilela em frente à Prefeitura de Caruaru.